quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dicas para um Natal Ecológico


Se é verdade que podemos tomar pequenas atitudes no nosso dia-a-dia para melhorar e ajudar o meio ambiente, também é verdade que as podemos estender às épocas festivas, como é o Natal.


Siga algumas das nossas dicas e tenha um Natalmais económico e amigo do ambiente:

1. Se não tiver, compre uma árvore de Natal sintética e reutilize-a durante muitos anos. Se for sempre guardada e bem acondicionada na sua caixa, manter-se-á como nova.

2. Decore a sua árvore de forma ecológica: Recicle!
Por exemplo:
  • 2.1. Faça pequenos recortes de revistas e velhos jornais, em forma de pequenas argolas, estrelas, o que quiser. Pode usar algumas para enfeitar a árvore. Outras pode agrafar e formar uma corrente, que deve substituir as tradicionais fitas.

  • 2.2. Recicle os seus pacotes de leite. Use-os para fazer formas de anjos e estrelas, com a parte prateada do lado visível. Faço pequenos furos e pendure as formas na árvore, substituindo as bolas de Natal.


3. Para a iluminação, use lâmpadas LED, porque têm consumos inferiores às lâmpadas incandescentes.

4. Se tiver lareira, evite as acendalhas. Use tiras de cascas de laranjas secas e de outros frutos. Além de poupar dinheiro e o ambiente, ainda proporciona um agradável cheiro frutado.

5. Prendas - Como poupar e ajudar o ambiente:
  • 5.1.Para os embrulhos das prendas de Natal, reutilize os papéis de embrulho de anos anteriores.
  • Se não tiver, ou se não forem reutilizáveis, faça o seu próprio embrulho. Utilize papel reciclado, ou mesmo jornais, e faça desenhos. Pode estampar o papel com carimbos feitos de batata, em forma de estrelas, ou árvores de Natal. 
  • A chave é a imaginação!

  • 5.2. Em Alternativa, pode sempre enviar postais de natal e-cards. Poupa em dinheiro e no papel, ajudando o meio ambiente.


6. No fim, tudo aquilo que não utilizar, juntamente com os resíduos dos seus trabalhos manuais, deverão ser colocados num ecoponto perto de si.

Seja amigo do Ambiente e tenha um Natal económico, ecológico, e mais original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário