domingo, 6 de novembro de 2011

Ecologicamente falando...

LIXO
Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável, processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais.
O lixo além de ser um problema ambiental no Brasil também pode ser considerado um problema econômico (gastos para remoção de 240 toneladas diárias). Um simples ato de jogar um papel na rua acarreta a contratação de milhares de garis, produção de milhões de quilos de lixo e riscos a saúde humana.
Algumas cidades estão adotando fornos de incineração de lixo, permitindo reduzir o volume desse material (porém há a poluição do ar que essa queima do material gera. Outra forma de tratar o lixo é criar aterros sanitários, que diminuem o contato urbano com o lixo. Nos aterros o lixo é lançado no solo e compactado através de tratores (pode gerar problemas de contaminação do solo e lençóis freáticos).
O lixo urbano parece ser um problema sem solução. Todas as formas de tratamento atuais geram algum outro problema
Os aterros apesar das vantagens e de desvantagens apresentadas são caros. A melhor forma de auxiliar com o lixo é a diminuição do mesmo.
Apesar das inúmeras tecnologias diferentes para processar o lixo, a melhor saída (mais econômica) parece estar ligada a mudança de comportamento das pessoas.
Alternativas para auxiliar o problema do lixo:
  • Menor produção de lixo por pessoa;
  • Reciclar, doar e ter outras finalidades para embalagens, roupas, etc…
  • Boas idéias (sacola reciclável, que já está sendo adotada em várias cidades do Brasil como meio de reduzir a utilização de sacos plásticos);
  • Aterros sanitários, que seguem procedimentos de segurança, possuindo sistemas de drenagem e tratamento de resíduos
Para se ter uma idéia da gravidade do problema, se cada pessoa produzir diariamente, um quilo de lixo, significará 6 milhões de toneladas diárias nos próximos dias. Esta média, entretanto, não leva em consideração o lixo industrial, os dejetos da área rural e o material jogado nos campos e rios.


Abraços.
P.C.

2 comentários:

  1. CRIAR UMA ONG PARA ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO, DEPOIS SAIR A RUA FAZENDO PROTESTO ANTICORRUPÇÃO, É COMO ACENDER UMA VELA PRO SANTO OUTRA PRO DIABO, É O CÚMULO DA HIPOCRISIA.

    ResponderExcluir
  2. Não desanime em razão da crítica. Se a censura é serviço cabível a qualquer um, a realização elevada é obra de poucos.

    Chico Xavier

    ResponderExcluir